Quem "estou":

Minha foto
Músico, vivo, questionador, aprendiz

segunda-feira, abril 23, 2018

Crônica de um insone

Ontem Bruna tava assistindo seriado do Flash (aquele super-herói da DC Comics), que particularmente acho bem ruim, e eu fui “dormir”. Como “dormir” para o meu cérebro significa: Agora é hora de pensar/calcular todo o tipo de insensatez, possibilidade, encrenca, solução para toda a sorte de coisas... eu comecei a imaginar o que seria possível fazer no mundo real com os poderes desse personagem. Como tinha uma assembleia de condomínio no dia seguinte (22/04/2018) foi inevitável não ligar as questões e imaginar o que o Flash faria em prol do condomínio. Eis que cheguei numa péssima constatação. 

O Flash poderia conseguir limpar o condomínio em questão de segundos, recolhendo todo o lixo, varrendo, lavando e esfregando cada pedaço que visse. Conseguiria evitar alguns acidentes e até executar pequenos reparos estruturais e simples. Porém, qualquer questão minimamente complexa precisaria de conhecimentos técnicos e estudos que provavelmente ele não tem. Continuaria precisando também da colaboração dos demais para não sujar, por exemplo. Ou seja, se eu tivesse hoje o poder do Flash, eu continuaria sem saber como consertar algo elétrico, hidráulico e/ou mecânico, por exemplo. Eu não conseguiria rebocar os muros, pois não sei fazer massa de cimento, não sei limpar fossa, não sei fabricar grades de metal para o estacionamento, não sei fazer nada de jardinagem. Não sei fazer inúmeras tarefas que são necessárias no condomínio e ser superveloz não resolveria essas tarefas. Talvez eu até conseguisse lixar todo o portão de entrada e pintar, assim como os muros, mas mesmo assim teria que esperar a tinta secar a primeira mão antes de passar a segunda.

Resumidamente, eu conseguiria agilizar diversas questões que dependem de transporte/deslocamento ou são apenas atividades repetitivas, manuais e simples ou dentro das minhas áreas de conhecimento, mas todas aquelas que dependem de outro conhecimento ou de produtos feitos sob medida teriam que ser feitas no tempo dos outros. Mesmo com os poderes do Super-Homem ficaria muita coisa a depender. Batman já é outro caso porque esse é bilionário e com dinheiro se contrata todo o tipo de profissional especializado, inclusive administrador, coordenador, etc. 

Enfim, minha constatação foi de que o conhecimento e a colaboração de equipes e especialistas em cada área são mais importantes e essenciais que qualquer outra coisa. Ninguém consegue resolver os problemas do mundo sozinho. Nem mesmo de um país, de um condomínio ou até de uma simples casa. Precisamos de conhecimento, parceria, colaboração e boa vontade, além do dinheiro, pois não somos nenhum Batman. 

HáBraços heróicos

Nenhum comentário: